NOSSA CIDADE

Aspectos Físicos e Geográficos

PETRÓPOLIS, está a localizada a 66 Km. da cidade do Rio de Janeiro, (Altitude de 809,5 m acima do nível do mar; Latitude 22º 30' 18"; Longitude 43º 10" 43") situada, no Estado do Rio de Janeiro, na Serra do Mar, entre os segmentos denominados de Serra da Estrela e Serra dos Órgãos. A cidade é cortada pelos rios Quitandinha e Palatinado, com confluência em frente ao obelisco, na Rua do Imperador, que encontram o Rio Piabanha em frente ao Palácio de Cristal. Há também o Rio da Cidade e o Rio Araras que cortam a Fazenda Inglesa e Araras. Situada no vale é rodeada por montanhas avistadas dos vários pontos da cidade, e, depois do Rio, é a cidade que mais conserva a memória da fase Imperial do Brasil, especialmente do segundo reinado.

O clima é tropical de altitude, com temperaturas de 27º C nos meses mais quentes (média das máximas), e de 12º C nos meses mais frios (média das mínimas). O município, que tem uma superfície de 811 Km², está dividido em 5 distritos: 1º Petrópolis, 2º Cascatinha, 3º Itaipava, 4º Pedro do Rio e 5º Posse. Possui uma população de 269.669 habitantes (segundo o Censo de 2000).

PETRÓPOLIS foi na segunda metade do século XIX um importante centro político do Brasil, onde a família imperial passava grande parte do ano.

Os descendentes da família imperial, os Orleans e Bragança ainda vivem e mantém negócios na cidade.

Alguns dos seus edifícios e monumentos históricos, como o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Palácio de Cristal, são verdadeiras relíquias e guardam objetos e documentos de grande valor material e histórico. Tudo isso justifica o título pelo qual a cidade é conhecida: a Cidade Imperial.

Tendo sido inicialmente fundada para ser uma colônia agrícola alemã, a cidade ainda conserva traços étnicos, arquitetônicos e paisagísticos dessa época.

PETRÓPOLIS foi a Capital do Estado do Rio de Janeiro durante o período que vai de 1894 a 1903.

PETRÓPOLIS, além de se constituir em uma aula viva de história, é também conhecida pela sua hospitalidade e pela riqueza de sua floricultura, herança alemã, que lhe deu fama como a Cidade das Hortênsias.

Histórico

A região de Petrópolis já era conhecida e apreciada por D.Pedro nas suas passagens pelo local a caminho de Minas, antes de 1822.

Todavia, somente a 6 de fevereiro de 1830, por recomendação dos médicos em relação a saude de sua filha, a Princesa D. Paula, D.Pedro I adquire uma fazenda no Córrego Seco, de propriedade do Sargento Mor José Vieira Alonso, por 20 contos de réis.

Aí pretendia o Imperador construir um palácio de verão, ao qual daria o nome de Palácio da Concórdia, nome também atribuído à fazenda.

Mas não chegou a realizar o seu sonho, pois no ano seguinte sobreveio a abdicação e embarcou para a Europa. A fazenda passou então a ser administrada por um procurador, que a arrendava, e que acabou por hipoteca-la.

No inventário aberto após a morte de D.Pedro I, em 1834, a propriedade, ainda hipotecada, coube a D.Pedro II.

Mais tarde a Assembléia Geral abriu um crédito para liquidar a hipoteca e a Fazenda do Córrego Seco foi plenamente entregue ao jovem Imperador.

A adminstração da propriedade ficou a cargo do Conselheiro Paulo Barbosa, que decidiu prosseguir com o sistema de arrendamento.

O último arrendatário, Major Júlio Frederico Koeler, teve a idéia instalar na fazenda uma colônia agrícola de alemães.

O plano é apresentado ao Imperador, que o aprova, expedindo o Decreto Imperial n° 155 de 16 de março de 1843.

Por esse decreto, a fazenda era arrendada a Koeler, cabendo a este levantar gratuitamente a planta da futura povoação (distribuindo prazos de terras aos colonos) e do Palácio do Imperador.

Como chegar...

Partindo do Rio de Janeiro - 66 Km

Moto/Carro - Seguir pela Linha Vermelha e, após o Aeroporto do Internacional Antonio Carlos Jobim "Galeão", pegar a saída à direita para a rodovia BR-040 "pedagiáda", em direção à Petrópolis. Alternativamente pode-se pegar a mesma BR-040 seguindo pela Avenida Brasil, pegando a faixa da direita, logo após o viaduto da Penha.

Ônibus - As Viações Única e Fácil, têm saídas a cada 15 minutos, da Rodoviária Novo Rio. O percurso dura em média 01h. e 15min.

Partindo de São Paulo - 480 Km

Moto/Carro - Seguir até o Rio de Janeiro pela Via Dutra "pedagiada", seguir pela Linha Vermelha, seguir por ela até encontrar a sinalização indicando saída para Petrópolis, pegar a BR-040 "pedagiada" e seguir até Petrópolis.

Ônibus - A Viação Salutaris, tem saídas diárias do Terminal Rodovário do Tietê às 23:00hs. O percurso dura em média 08hs.

Partindo de Belo Horizonte - 368 Km

Moto/Carro - Seguir pela BR 040 até chegar ao Distrito de Itaipava. Depois é só seguir a sinalização, para chegar ao Centro Histórico.

Ônibus - A Viação Útil, tem sídas diárias da Rodoviária de Belo Horizonte.

Pontos Turísticos

Museu Imperial

Catedral de S. Pedro de Alcântara

Palácio de Cristal

Palácio Rio Negro

Palácio Quitandinha

Casa de Santos Dumont "A Encantada"

"VISITE PETRÓPOLIS"

"A ÚNICA CIDADE IMPERIAL DAS AMÉRICAS"